CAPA

Acelere sua transformação digital com um DCS moderno

Saiba como uma estratégia de transformação digital que inclui a utilização de um Sistema de Controle Distribuido moderno pode ajudar as empresas a serem mais produtivas, lucrativas e reduzirem o risco operacional

Por Blair Wilson, gerente de Marketing do DCS PlantPAx® 5.0, e Lisa Ridgely, Soluções e Sistemas da Rockwell Automation

As empresas que operam em setores como o farmacêutico, bens de consumo, alimentos e bebidas, óleo e gás, mineração e produtos químicos estão acostumadas a enfrentar a complexidade e os desafios para se manterem competitivas.

Os fabricantes se esforçam por proteger o resultado final e otimizar e expandir a produção, diminuindo o tempo de parada não programada, melhorando a consistência, garantindo a qualidade e a segurança dos funcionários. Eles também precisam levar em conta os custos do ciclo de vida associados à engenharia, ao inventário, à manutenção e ao suporte do sistema.
Adicione a essa mistura a pandemia que estamos vivendo e fica claro como é importante ser o mais produtivo e lucrativo possível e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos operacionais.

Então, como um fabricante da indústria de processo vai além do status quo para acompanhar as tendências tecnológicas e da indústria? Como eles podem levar as operações para outro nível de eficiência e inovação a fim de ajudar a garantir o sucesso e o crescimento a curto e longo prazo?

Uma solução única para todos simplesmente não dá conta do recado. É hora de ser meticuloso a respeito das soluções: implemente a transformação digital através de um DCS moderno.

Desenvolver uma estratégia de transformação digital

A transformação digital pode ser descrita como modernizar, atualizar ou melhorar as operações integrando a tecnologia digital em todas as áreas da empresa. É uma mudança substancial que desafia o status quo e o pensamento operacional tradicional de qualquer empresa. Felizmente, é um processo contínuo e não precisa ser realizado de uma só vez, podendo começar com sensores inteligentes e avançar com a implementação de sistemas corporativos.

A transformação digital é uma mudança cultural fundamental que afeta o modo como as organizações trabalham, como o chão de fábrica opera e como o valor é entregue aos clientes. Trata-se de obter resultados e de atender às constantes mudanças de necessidades do cliente. Trata-se de uma mudança sistêmica para qualquer empresa, e é por isso que um DCS moderno pode ser a peça fundamental dessa transformação.

Aqueles que executaram com sucesso uma estratégia digital numa planta ou numa corporação estão vendo grandes melhorias nos KPIs, como utilização de ativos, qualidade e entrega no prazo.

Porém, muitas empresas ainda não foram capazes de desenvolver uma estratégia de transformação digital ao nível empresarial, o que é fundamental para comprovar o valor comercial. Algumas empresas ainda podem estar descobrindo e aprendendo mais sobre esse assunto. Outras estão presas na fase piloto, sem capacidade de aumentar a implementação, enquanto outras ainda não contam com as habilidades certas para IIoT, analíticos e cibersegurança. E, por último, é importante enfatizar que a adesão da liderança é crucial!

Desenvolver uma estratégia para sua transformação digital significa determinar objetivos e metas de negócios, avaliar as necessidades do sistema para alcançar esses objetivos e planejar a execução da sua estratégia. Com os concorrentes investindo em tecnologia e transformando as operações, a sua empresa é pressionada a fazer a lição de casa e tomar decisões. Uma boa pergunta para você começar é: “Preciso de uma atualização?”

Há uma atualização no seu planejamento?

Um DCS tradicional apresenta um projeto de sistema fechado, é difícil de migrar e modernizar e tem um custo total de propriedade maior na maioria dos casos. Já o DCS moderno é preferível por muitos motivos, incluindo maior desempenho, disponibilidade em todas as áreas, recursos de sistema flexíveis e escaláveis, plataformas de desenvolvimento abertas e facilidade de integração. Um sistema de controle em toda a fábrica usando tecnologias de automação comuns permite a integração total para controle de processo, controle discreto, controle de potência e segurança, de sistemas corporativos e chão de fábrica.

Se você acha que o ciclo de vida do seu sistema de controle distribuído já chegou ao fim, saiba que não está sozinho. A base instalada global de DCS que se aproxima do fim do ciclo de vida totaliza cerca de US$ 65 bilhões. Muitos desses sistemas têm mais de 25 anos e precisam de uma atualização com urgência.

Por que há esse acúmulo de sistemas desatualizados? Muitos ainda estão mantendo as fábricas em funcionamento, embora não estejam operando tão bem quanto poderiam. Com frequência, as organizações preferem viver com um eventual problema causado por um sistema obsoleto do que ficarem sujeitas aos riscos e custos de uma migração para um sistema moderno.

Os motivos para substituir um DCS podem incluir aumento de falhas, maior incidência de produtos fora das especificações, aumento dos custos de manutenção, falta de experiência no DCS em obsolescência, limitações de capacidade e incapacidade de interagir com sistemas contemporâneos.

Muitas plantas e organizações não têm equipe interna suficiente nem contam com experiência para gerenciar grandes projetos internamente, especialmente para tarefas especializadas realizadas com pouca frequência, como uma conversão de DCS.

Pode ser difícil gerenciar projetos de automação e justificá-los financeiramente. Todos os dias, trabalhamos com empresas que têm defendido a ideia de realizar uma modernização de sucesso com base nas deficiências do sistema existente e nas melhorias significativas de um DCS novo e moderno.

Um DCS moderno cuida dos desafios modernos

As plataformas de DCS mais recentes acompanharam o ritmo dos desenvolvimentos tecnológicos. E mais usuários de DCS agora estão considerando atualizar e modernizar seus sistemas para ter um desempenho ideal. Um DCS moderno pode ajudar a estabelecer uma Empresa Conectada (Connected Enterprise)como parte de uma estratégia de transformação digital.

Essas plataformas de DCS reduzem o tamanho da arquitetura do sistema com menos servidores e controladores mais poderosos, aumentam a consistência com objetos de processo nativos no controlador, otimizam os fluxos de trabalho com uma experiência aprimorada no design dos atributos do sistema, fornecem análises robustas para tomada de decisão em tempo real e se alinham com padrões internacionais de cibersegurança.

O que isso significa para as empresas? Um DCS moderno deve possibilitar que as empresas alcancem o controle e a otimização em toda a planta, maximizem as operações, alcancem alta disponibilidade, reduzam custos e aumentem produção. Em essência, ele facilita a vida das empresas.

Além disso, um DCS moderno pode ajudar a resolver três desafios principais enfrentados quase que universalmente :

 

 

Resolver o desafio da produtividade.

Como as empresas podem inovar quando sistemas distintos em toda a empresa criam gargalos e ineficiências? A grande quantidade de informações das cadeias de fornecimento, ativos das plantas e sistemas corporativos podem sobrecarregar as equipes que tentam funcionar em tempo real ou criar um novo conceito. As melhorias rápidas na tecnologia permitem acesso a mais informações do que nunca para tomar decisões.

Fazer mais com menos

As equipes de produção devem fazer mais com menos para atender às expectativas de orçamento ao longo do ciclo de vida da planta. Os operadores devem encontrar maneiras de obter a visibilidade e o controle necessários para reduzir o tempo de parada não programada, evitar problemas de qualidade e eliminar o desperdício da produção. As empresas estão procurando por uma automação em toda a planta que seja facilmente atualizada e suportada, e cuja tecnologia deve ajudar a planta a permanecer em operação contínua.

Reduzir o risco operacional

O risco está em toda parte e assume muitas formas em relação à sua infraestrutura de rede, que é a espinha dorsal do sistema. Mesmo quando as contingências são levadas em conta, eventos imprevistos podem afetar as operações seguras e confiáveis da planta. À medida que as empresas identificam os fatores que contribuem para atrasos não planejados, tais como tempo de parada não programada, segurança operacional e dos colaboradores, esses fatores exigem sistemas que possam navegar por condições dinâmicas e que lhes permitam responder rapidamente. As ameaças podem variar desde riscos operacionais até agentes externos, e por esse motivo, os sistemas de controle precisam ser robustos, mas ainda assim adaptáveis. 

Você está implementando uma infraestrutura robusta para o seu sistema?

As empresas estão obtendo os resultados desejados e reais com a implementação de um DCS moderno. Por exemplo, uma empresa farmacêutica usou um DCS moderno para automatizar o equipamento de bioprocesso e acessar dados integrando-se a um sistema MES e controle eletrônico de batelada. Eles perceberam aumentos de 10 a 20% na produtividade, disponibilidade e eficiência de operação, bem como reduções de 5 a 30% no uso de energia, desperdício de material, tempo de liberação de lote, manutenção e investigações de tempo de parada não programada.

Outro cliente na área de alimentos e bebidas precisava escalar as operações e atualizar o sistema de automação. Com isso, ele percebeu um aumento de 20% na capacidade em apenas um ano após a implementação de um DCS moderno. Os dados em tempo real agora disponíveis permitem acesso constante para que a equipe possa tomar decisões imediatas e bem-informadas em tempo real.

Implemente a transformação digital com um DCS moderno

A transformação digital é uma tendência que chegou para ficar. Em algum momento, todas empresas terão que iniciar suas jornadas. Para muitas empresas, esse é considerado o novo normal.

Em seu nível mais alto, a transformação digital é uma evolução fundamental e possivelmente radical para as empresas no ambiente industrial. A adoção de novas tecnologias mudará fundamentalmente a forma como você faz negócios, e para melhor.

Avalie o seu sistema de controle obsoleto para ver se a solução DCS mais recente pode te ajudar na jornada da transformação digital. Essa decisão pode permitir a flexibilidade para que você possa atender melhor às necessidades do cliente e fornecer dados e percepções para ajudar a melhorar o desempenho, a tomada de decisões e a lucratividade. Não precisa ser difícil ou perturbador. Com as soluções certas implementadas, você pode enfrentar com confiança os desafios do futuro.

Modernização do DCS:
três escolhas estratégicas

Converter uma plataforma de controle obsoleta para um DCS moderno pode ser complexo, além de não ser um empreendimento que conta com uma solução única para todos os casos. Para ajudar a reduzir o risco e repartir os custos ao longo do tempo, muitas empresas escolhem uma abordagem de migração por fases. Por outro lado, outras consideram mais apropriada uma estratégia de conversão de “remover e substituir”.

Resumindo, cada projeto de modernização é único. E os projetos mais bem-sucedidos exigem planejamento adequado.

Defina a estratégia

Na maioria dos casos, é essencial realizar a conversão com o menor tempo de parada não programada possível e riscos mínimos, e essas demandas determinam grande parte da estratégia de atualização.

1.     1. A atualização será vertical ou horizontal? Em uma atualização vertical, apenas uma área de processo é atualizada por vez. Em uma atualização horizontal, várias unidades de processo semelhantes são atualizadas simultaneamente, geralmente em diversas áreas de processo. 

2. A atualização será feita substituindo todos os componentes do sistema de automação simultaneamente (remover e substituir) ou com uma abordagem de migração em fases? Com uma abordagem em fases, a substituição do sistema de automação leva mais tempo, mas exige menos tempo de parada não programada e envolve menos riscos. Dividir o tempo de parada programada em várias fases curtas costuma ser uma grande vantagem para manter a produção e distribui os custos de migração por um período mais longo.

3. Será uma transição “quente” ou “fria”? Com a transição “quente”, o antigo DCS e o novo sistema de automação operam simultaneamente, com uma malha de controle por vez migrada do antigo DCS para o novo sistema de automação no nível de E/S. Com a transição “fria”, o antigo DCS é substituído pelo novo sistema de automação, com todo o processo sendo reiniciado de uma vez.

Com pensamento inovador, cada área a ser atualizada será examinada em busca de oportunidades para aprimorar o desempenho do sistema. O retorno do investimento (ROI) decorrente dessas melhorias em relação aos sistemas obsoletos costuma ser muito rápido; operações otimizadas , melhor qualidade, maior produtividade, poucos incidentes relacionados à segurança, melhor cibersegurança e menos tempo de parada não programada são os principais benefícios da conversão para um DCS moderno em sua nova Empresa Conectada (Connected Enterprise).

Rogério Rodrigues, Gerente de Processos da América Latina

Estamos passando por um cenário desafiador com os últimos eventos vinculados à humanidade, como a Pandemia do Covid 19, acelerando algumas das demandas para com as indústrias, trazendo necessidades adicionais de proteção aos funcionários, implementação de trabalhos e operações remotas, mantendo ou aumentando tomadas de decisões rápidas e seguras, agindo na vanguarda de seu mercado de atuação, sempre na busca por eficiência e lucratividade. Estes fatos são os que estamos chamando de o “Novo Normal”, onde um dos grandes desafios das empresas provedoras de tecnologia, tais como a Rockwell Automation é ajudar a expandir a capacidade humana, através do seu portfólio de produtos e serviços.

A situação atual acelerou a necessidade de implementação da transformação digital nas empresas e, para isso, elas devem primeiramente conhecer claramente os objetivos de seu negócio, buscando apoio dos colaboradores e clientes. Como passo seguinte é importante investigar os investimentos e as implementações que já foram feitas para identificar o grau de maturidade da transformação digital que a sua organização está e, por último, mas não menos importante, desenvolva um plano de comunicação claro e alinhado com as mudanças e adoção das novas tecnologias.

Poder contar com o moderno Sistema de Controle Distribuído PlantPAx® 5.0 é fundamental nesse processo pois ele possibilita a flexibilidade, segurança e escalabilidade necessárias para ajudar as empresas a serem mais produtivas, lucrativas e a reduzirem o risco operacional. Na América Latina, temos conquistado grande sucesso em implantações nas mais variadas indústrias de processo. Gostaria de destacar uma aplicação na indústria de Saúde Animal, onde necessitavam de uma maior flexibilidade de operação com foco na melhoria da qualidade do processo de formulação das bateladas. Com a utilização do DCS da Rockwell Automation eles reduziram em mais de 40% os reprocessos indesejados e aumentaram a sua produção em 12%.

Conheça algumas das características do DCS PlantPAx® 5.0:

• Sistema de Controle e Otimização de toda uma planta, fazendo integração de diferentes disciplinas como instrumentação, válvulas sistemas de informação e otimização trazendo especificidades inerentes à cada uma dessas disciplinas. 

• Sistema escalável e modular, ou seja, capaz de controlar pequenas aplicações de processo até grandes aplicações nas mais diferentes indústrias, sendo uma opção mais adequada às necessidades de investimentos e operacionais dos clientes.

• Hoje com a abertura e integração das tecnologias buscando a disponibilização de dados e informações, o Sistema DCS da Rockwell provê esta integração aberta, porém segura, utilizando as melhores práticas e ferramentas de Cyber Security, habilitado conforme diferentes normas de segurança, incluindo a ISA / IEC62443. 

• E por último, mas não menos importante, temos um modelo de entrega flexível destes sistemas, podendo utilizar a própria área de Soluções e Serviços (Lifecycle) da Rockwelle/ou através da nossa rede de integradores de sistemas parceiros.

.

Desta forma, estamos seguros da capacidade da Rockwell Automation em prover as melhores soluções aos nossos clientes, buscando uma parceria de longo prazo nas necessidade e desafios das indústrias de processo.

Para mais informações sobre o Sistema de Controle Distribuido PlantPAx, clique aqui.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp